Os consumidores residenciais e industriais de energia enfrentam uma verdadeira sina diante da constante oscilação da rede elétrica. Quem depende da Enel fica, diariamente, no prejuízo, a exemplo do que vem acontecendo, com muita frequência, em localidades de Caucaia e Maracanaú.
Os últimos 30 dias, para quem tem residência ou escritório nos bairros Mirambé e Taquara, localizados em Maracanaú e Caucaia, foram marcados por mais de 10 quedas no fornecimento de energia elétrica. Na sexta-feira (26), à noite, assim que a chuva começou a cair, faltou energia, sendo o serviço restabelecido, no dia seguinte, por volta das 10 horas da manhã.
A falta de energia nas mesmas localidades voltou a ser registrada, nesta terça-feira (30), por volta das 7 horas da manhã. As queixas dos consumidores, com protocolos junto à Enel, são diárias e, mesmo com as cobranças para maior eficiência na manutenção da rede, a empresa não tem dado respostas concretas aos clientes.
Os consumidores convivem com um cotidiano de incerteza: a qualquer momento, a rede pode cair e deixar residenciais e áreas empresariais sem energia. Há, nesse cenário, uma única certeza:
‘’se chover, falta energia; se fizer calor, falta energia’’.
Com o aumento no número de reclamações e investigada por uma CPI na Assembleia Legislativa, a Enel tem sinalizado com investimentos para melhorar a qualidade do serviço, mas, com baixo quantitativo de trabalhadores, a empresa não consegue atender, com agilidade, à demanda de queixas para ligar ou restabelecer o serviço.