A manifestação da deputada federal Luizianne de Lins de antecipar, nesta sexta-feira (25), a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza esvazia, por completo, o sonho alimentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, sobre uma possível filiação ao PT para concorrer à sucessão do prefeito José Sarto (PDT). O pedetista, que recebeu, nessa sexta-feira (25), carta de anuência para deixar o PDT sem prejuízo ao mandato, tem também convite do PSB.

Evandro recebeu conselhos para não entrar em ‘dividida de bola’, sabe que, mesmo com todas as mudanças e ‘modernização’ para receber políticos originários de partidos de direita e de centro, o PT, pelos militantes mais históricos e à esquerda, não abrirá mão de preservar os quadros considerados fieis para abençoar candidatos que chegarem de última hora.

MUDANÇAS

A ex-prefeita Luizianne Lins está nesse perfil de militante histórica e, ao declarar que, desde já, se coloca como pré-candidata, marca território, deixa recado para a cúpula petista e escreve, para quem desejar entender, que, se quiserem conquistar a candidatura, os interessados terão, no mínimo, que passar por uma prévia.

O recado de Luizianne é direto, duro, sem meio termo, e nasce da legitimidade que a proporciona, como militante, sonhar em voltar a disputar o comando administrativo da Capital. Além da legitimidade, Luizianne carrega, também, votos, popularidade eleitoral que a deixa com condições de chegar ao segundo turno da disputa pela Prefeitura.

Na entrevista ao Jornal O POVO, Luizianne Lins deixa a mensagem de que, para possíveis pretendentes à candidatura do PT à Prefeitura de Fortaleza, não será com imposição, mas, sim, de forma democrática, que o nome sairá na corrida eleitoral de 2024.

“Nós temos instâncias para definir, inclusive as prévias, que não é o melhor cenário, mas o partido garante isso. Não são quatro ou cinco pessoas, em um conselho diretor, que chamam as pessoas para entrevistar e depois indicam. O PT é um partido com base social politizada e disposta, são pessoas que estão preparadas para o bom combate”, declarou Luizianne Lins, deixando, assim, um recado direto para Evandro Leitão ou mesmo para outros nomes que são citados como possíveis filiados ao PT e com pretensões de concorrer à Prefeitura da Capital.