Os empresários de pequenos negócios do setor industrial brasileiro já podem contar, a partir deste mês de junho, com os benefícios de um contrato assinado entre o Sebrae e a Embrapii- Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. O contrato é uma oportunidade para inovar e aumentar a competitividade dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte em todo país.
A ideia da iniciativa é ampliar os limites de recursos não reembolsáveis para os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Aqui, no Ceará, ela vai ser operacionalizada pelo Polo Embrapii de Inovação de Fortaleza, abrigado no IFCE, com sede em Fortaleza.
O papel do Sebrae Ceará será o de atuar na divulgação da oportunidade oferecida a esses negócios de pequeno porte, prospectando e identificando os pequenos empreendimentos que necessitem das competências tecnológicas específicas desenvolvidas pelo Polo Embrapii.
ACESSO
Para ter acesso à iniciativa, a empresa interessada deve negociar a sua demanda diretamente com a Unidade Embrapii no Ceará e, depois da aprovação e contratação da solução tecnológica necessária, os recursos aportados pelo Sebrae serão considerados como contrapartida da empresa (MEI e MPE), diminuindo o valor do investimento do empreendedor.
No geral, serão duas modalidades de projetos apoiados: na área de Desenvolvimento tecnológico, com projetos de inovação desenvolvidos em parceria com uma única microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual ou startups e uma Unidade Embrapii e Projetos de inovação desenvolvidos em parceria com microempreendedor individual, startups, microempresas e empresas de pequeno porte e média ou grande empresa da cadeia produtiva.
São muitas as vantagens para os empreendedores interessados: eles terão à disposição equipes de profissionais de excelência em todas as etapas do projeto, além de terem menos custo e risco no desenvolvimento destes, a garantia de fluxo contínuo e a possibilidade de aumento da complexidade dos projetos de PD&I. Vale ressaltar que só poderão ser apoiados, no máximo 2 (dois) projetos por uma mesma MPE ou MEI, devendo estes serem projetos com escopo e objetivos distintos.
Com Sebrae