Será realizada, na próxima segunda-feira (23), na Escola Aliança Francesa, em Fortaleza, a aplicação do “Seca em Jogo” – iniciativa do projeto Cientista Chefe Recursos Hídricos, em parceria com a Funceme e a Cogerh. A dinâmica visa facilitar a participação social na construção de planos proativos de gestão de seca.
Durante o jogo, os participantes são imergidos em uma simulação onde enfrentarão o desafio de evitar que um açude se esgote durante 10 rodadas. Cada integrante desempenha um papel específico como irrigantes, gestores de indústrias e outros, precisando equilibrar a busca por lucro com a responsabilidade de preservar os recursos hídricos. As decisões tomadas afetarão não apenas o desenvolvimento do usuário de água, mas também o bem-estar de toda a comunidade.
Com espaço para reflexão e elaboração de estratégias, ‘Seca em Jogo’ tem o objetivo de estimular discussões importantes sobre o uso sustentável da água, normas e ações necessárias para promover a gestão responsável dos recursos hídricos.
Além disso, o Jogo é aplicado como estratégia de divulgação dos trabalhos que a Funceme e o Cientista Chefe de Recursos Hídricos vêm realizando. Já aplicado em duas disciplinas de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, agora será realizado na Aliança Francesa, buscando ampliar a oportunidade de participação do público. O evento é gratuito, sendo necessária inscrição prévia por meio deste link.
Serviço:
Seca em Jogo: uma ferramenta lúdica aplicada ao planejamento de secas
Data: 23 de outubro
Horário: 18h
Local: Aliança Francesa (Rua Catão Mamede, 900 – Aldeota – Fortaleza – CE)
Link de inscrição: https://acesse.one/P4Pv8
(*)Com informação do Governo do Estado do Ceará