O XXII Edital Ceará Junino, referente ao ano de 2020, foi cancelado pela Secretaria da Cultura do Estado. O anúncio foi feito pela pasta. Lançado no dia 5 de fevereiro deste ano, o documento abria a possibilidade para que quadrilhas juninas pudessem se apresentar em diferentes polos da festa no Ceará. Com a medida, não terão mais qualquer eficácia as inscrições realizadas até o dia 15 de abril, data-limite anteriormente estabelecida.

De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado, foram consideradas algumas questões importantes para a decisão, dentre elas o cumprimento do decreto governamental, que dispõe de uma série de medidas para enfrentamento e contenção da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Além disso, a Secretaria situa que os Festejos Ceará Junino é uma política de patrimônio cultural que compõe os Ciclos de Tradição do Ceará e que o mesmo possui toda uma pré-produção das quadrilhas, mobilizando grande número de pessoas em várias cidades cearenses. Consequentemente, a dinâmica ocasiona aglomeração de milhares de brincantes, profissionais e o público em geral, além do intenso trânsito entre municípios do Estado.