O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Euvaldo Bringel, se reúne, nesta terça-feira, 28, em Fortaleza, com prefeitos e secretários municipais de agricultura para apresentar e discutir o planejamento do plantio de algodão em 2019.

Em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta terça-feira, 28, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), Euvaldo, que participa, na manhã de hoje, de um encontro com lideranças do agronegócio estadual, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em Fortaleza, destacou seu entusiasmo após a retomada do plantio do algodão no Estado.

O projeto do plantio do algodão no Ceará é desenvolvido em uma parceria entre Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Ematerce, Embrapa Algodão e outras instituições, reforçou Euvaldo.

Atrativos

O secretário destaca que os produtores que aderirem ao programa em 2019 ainda neste ano terão apoio de um pacote tecnológico, com sementes selecionadas e adaptadas ao clima semiárido, repassadas pela Embrapa. Além disso, Euvaldo lembra que os agricultores vão receber assistência técnica, incluindo técnicas de plantio da cotonicultura, preparação do solo para receber o algodão e garantia de compra após a colheita.

Competitividade

Euvaldo Bringel ainda pontuou que a produção algodoeira cearense é competitiva em relação a de outros estados. Ele cita, inclusive, que em Mato Grosso, um dos maiores produtores de algodão do País, são realizadas, em média, 20 pulverizações durante o plantio do algodão para evitar infestação de pragas, enquanto que, no Ceará, são feitas apenas duas.

Confira no player abaixo a entrevista completa com o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, Euvaldo Bringel:

EUVALDO BRINGEL – SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, PESCA E AQUICULTURA DO ESTADO