AA Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), coordena o Programa de Complementação Alimentar (Cestas Básicas), destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social e que não participe de nenhum outro projeto oferecido pelo Executivo. Os beneficiados recebem mensalmente, a uma cesta básica visando garantir uma boa alimentação do núcleo familiar.
O objetivo é minimizar as situações de insegurança alimentar e contribuir no combate a desnutrição, através da distribuição mensal de cestas básicas às famílias atendidas e que são acompanhadas pelos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a premissa da gestão é cuidar da população eusebiense mais vulnerável, promovendo a oferta de bons serviços, programas, projetos e beneficios de assistência social. Atualmente participam do programa 1.326 famílias. A Secretaria de Desenvolvimento Social concede três tipos de cestas: a destinada às pessoas com problemas crônicos de saúde; a Cesta 8, para famílias com três pessoas, com um dos membros sendo menor de 5 anos de idade e a Cesta 9, para famílias a partir de três pessoas sendo um membro com idade a partir de 6 anos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, as famílias são acompanhadas por assistentes sociais e, quando superam a situação de vulnerabilidade elas deixam o programa dando a vez para outra família que esteja necessitando do benefício. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) realizam a triagem das famílias cadastradas, observando rigorosamente os critérios fixados, dentre eles, que o núcleo familiar não participe de nenhum outro programa social do município.
(*) Com informações Prefeitura do Eusébio