A Febre Oropouche é uma doença que preocupa as autoridades de saúde. A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou a presença do vírus no feto de uma gestante, de 40 anos, que teve a perda gestacional na região do Maciço de Baturité, no início de agosto. 

Mesmo com a confirmação, o Ministério da Saúde ainda investiga se a doença foi a causa da perda gestacional e o Estado aguarda os resultados dos exames.

Dados recentes mostram que, até semana passada, o Estado registrou 171 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito maruim. 

O caso investigado é de uma mulher que estava grávida de 34 semanas e foi transferida do Maciço de Baturité para Fortaleza, mas que teve a interrupção da gestação. Quando a informação foi divulgada, a paciente se encontrava com quadro de saúde estável.

Doença

A febre do Oropouche (FO) é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim, polvinha ou mosquito-pólvora, entre outras denominações. A doença é considerada uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya, por exemplo.

Sintomas

Os mais comuns são febre, dor de cabeça e dores musculares. Porém, tontura, dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia (intolerância à luz), náuseas e vômitos também podem aparecer.

Os sintomas duram de dois a sete dias e são semelhantes aos de outras arboviroses, como a dengue. Por isso, o diagnóstico precisa ser feito por meio de exame laboratorial