A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) informou, nesta sexta-feira (17), por meio de nota, que recebeu mais duas notificações de possíveis casos de Monkeypox,m a varíola do macaco. Desta vez, os pacientes em investigação são dos municípios de Cedro e Caridade.
Os casos seguem em investigação epidemiológica e, segundo a pasta, foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.
“Salientamos que após investigação epidemiológica dos casos, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos. O paciente do Cedro teve contato com uma pessoa de São Paulo, onde tem caso confirmado”, informa a nota.
A vigilância em saúde da SESA permanece monitorando os dois casos.
No inicio do mês, mais precisamente no dia 6, o primeiro caso suspeito no Estado, de Fortaleza, foi descartado após investigação epidemiológica e laboratorial. No dia seguinte (7), a Sesa foi notificada de caso suspeito de um residente de Maracanaú. Assim, somam-se três casos suspeitos que estão em investigação.