Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Neste sábado (21), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) participará do evento World Cleanup Day, com o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. A partir das 7h, voluntários irão recolher lixo descartado indevidamente na orla de Fortaleza. O ponto de encontro será no calçadão da Praia de Iracema, em frente o Hotel Sonata (av. Beira Mar, 848), onde haverá café da manhã, credenciamento e entrega de material aos voluntários – uniforme e Equipamento de Proteção Individual (EPI). As ações da SEMA envolvem – além das praias, rios lagos e lagoas do Estado – 13 Unidades de Conservação estaduais e mais quatro municípios: Jijoca de Jericoacoara, Aquiraz, Itapipoca e Pacujá.

A ação de limpeza na Beira-Mar acontece tanto na faixa de areia como na água. Surfistas utilizarão peneiras adaptadas para o recolhimento dos resíduos no mar no trecho entre os dois espigões da Praia de Iracema. Durante a ação, além do recolhimento, o grupo também fará o trabalho de educação ambiental, com blitz usando banners e faixas para a conscientização dos frequentadores sobre a importância do descarte correto e em local adequado dos resíduos. Paralelamente, haverá exposição de obras de arte feitas a partir de garrafas PET encontradas na praia, barraquinhas com exposição e venda de ecoprodutos, exposição de produtos confeccionados a partir da reutilização de óleo de cozinha e troca de mudas de plantas por recicláveis.

Todo o material recolhido pelos voluntários será devidamente separado e acomodado no ecoponto da Enel e a renda arrecada será destinada a ONG Toca de Assis. Além da SEMA estarão envolvidos na ação outros órgãos públicos e da sociedade civil como: Seuma, Cagece, Cruz Vermelha, Sindiônibus, Limpa Brasil/Teoria Verde, Enel, Hotel Sonata Iracema e Greenews, entre outros.

Já no período da tarde, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da SEMA promoverá as ações de limpeza de praia na Praia do Futuro, na barraca Marulho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp