A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Estado anunciou, nesta segunda-feira (20), a liberação do benefício correspondentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2023 do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O pagamento estava atrasado. O benefício mensal é de R$ 200. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político com o correspondente Ednardo Lemos no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (21).
A informação sobre o desembolso dos recursos foi feita após um ouvinte do Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão para outras 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora, fazer um apelo sobre as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do programa Agente Jovem. O Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã, dará, nesta terça-feira, mais informações sobre a liberação do auxílio.
A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado respondeu, no início da tarde, ao pedido de informação e encaminhou uma nota com a boa notícia para os jovens que fazem parte do programa. ‘’ Após os trâmites bancários, os benefícios estarão disponibilizados nas contas dos AJAs’’, destaca a nota da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Ao longo da tarde desta segunda-feira, a Sema enviou mensagens aos familiares dos jovens anunciando que o pagamento do auxílio financeiro estará disponível para saque ainda esta semana. A mensagem da Secretaria antecipa, ainda, que outro comunicado será enviado com a informação sobre o dia exta para o depósito na conta dos assistidos pelo Programa Agente Jovem.
BENEFÍCIOS
O Programa Agente Jovem foi lançado na gestão do então Governador Camilo Santana (PT) e lançado com o objetivo de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
A meta do Governo do Estado era contemplar 10.000 jovens com um auxílio mensal de R$ 200, curso de formação fardamento, seguro-acidente
e emissão de certificados para os envolvidos no projeto. Entre os objetivos específicos do Programa, estão as ações para ‘’propiciar o desenvolvimento da autoestima e de sentimento de pertencimento familiar e comunitário com vistas a uma perspectiva positiva de vida pelos jovens’’.
NOTA DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) informa que os benefícios do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) relativos aos meses de janeiro e fevereiro de 2023 foram processados e liberados pela Sema, que, na presente data, autorizou o banco a realizar os pagamentos. Após os trâmites bancários, os benefícios estarão disponibilizados nas contas dos AJAs.