Técnicos e servidores da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), além de voluntários, estarão realizando ações de monitoramento e limpeza na praia da Sabiaguaba nesta quinta (17) e sexta-feira (18). De acordo com a Semace, o litoral Oeste está limpo das manchas, mas algumas praias do litoral Leste – como Prainha, Caponga, Aracati e Quixaba ainda apresentam a substância.

A Sema, que está fazendo vistorias diárias com os gestores de Unidades de Conservação, identificou presença de óleo na praia, algas e animais entre Paracuru e Paraipaba. A Semace deve realizar novo sobrevoo até sexta-feira.

A mancha de óleo chegou às praias do Nordeste no início de setembro e se espalhou pelo litoral dos nove estados da região. Cerca de 1250 litros de óleo já foram retirados das praias do Ceará desde que as manchas surgiram.

Conforme relatório da Petrobras, as manchas são mistura de óleos venezuelanos. Equipes do governo já recolheram 133 toneladas de óleo desde o mês passado no Nordeste. No Ceará, o produto recolhido é incinerado em um forno específico que evita poluição.