Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretária Executiva da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Estado, Roseane Medeiros, revelou, nesta sexta-feira (17), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o Ceará receberá, a médio prazo, investimentos privados da ordem de U$ 20 bi (o que equivale a R$ 100 bi) na instalação de parques de energia eólica e solar.

Segundo a secretária, os investidores veem o Ceará como um local de grande potencial e privilegiado geograficamente para o setor.

“Com esse novo momento, vivemos no Ceará uma verdadeira transformação econômica com o tema Hidrogênio Verde. É importante que o público em geral saiba que o Ceará tem condições ímpares em todo o Brasil e no mundo”, destaca Roseane Medeiros, ao se referir ao potencial de sol e ventos que o estado dispõe para atrair investimentos na área de energias limpas.

HIDROGÊNIO VERDE

Questionada sobre a possibilidade do Ceará se tornar um HUB de Hidrogênio Verde, a secretária afirmou que foram assinados cinco protocolos de empresas interessadas na compra e produção desse combustível, o que abre caminhos para as transformações econômicas em andamento no Ceará. Há, também, conforme enfatiza Roseane Medeiros,  negociações para assinaturas de mais  11 memorandos com grupos que querem investir na produção de energias limpas no Ceará.

Cautelosa e sem alimentar ilusão com o cenário tão favorável de atração de empresas nessa área, a Secretária Executiva da Indústria do Desenvolvimento Econômico do Estado alerta  que o memorando de entendimento debatido com os investidores é apenas uma apresentação das condições estabelecidas para o possível acordo, o que não significa, nesse momento, certeza do desembarque das empresas em solo cearense.

Animada com as articulações que estão sendo feitas pelo Governo Estadual, Roseane fala, com otimismo, sobre o ambiente de desenvolvimento na área de produção de energia solar e eólica. Segundo Roseane, não é só a planta de Hidrogênio Verde que o Ceará tem atraído.  O objetivo é desenvolver toda cadeia do setor. Contudo, ela pondera que para que os acordos sejam firmados, é necessário um esforço de toda sociedade.

“É uma oportunidade ímpar, não tenho menor dúvida. Mas isso não quer dizer que vá acontecer. É um esforço coletivo, não é só do Governo, não é só da FIEC, mas é de toda sociedade’’, observa. As boas notícias dadas pela secretária Roseane Medeiros chegam com o anúncio de investimentos de R$ 1,1 bilhão na construção de um parque de energia solar nos municípios de Mauriti e Milagres, na Região do Cariri.

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Você pode conferir a íntegra da entrevista da Secretária Executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Estado, Roseane Medeiros, que foi concedida aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, no Jornal Alerta Geral. O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104,3 – Expresso Grande Fortaleza, e tem transmissão por mais de 20 emissoras para o Interior do Estado e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp