Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, ministra nessa sexta-feira (19), às 15 horas, uma palestra voltada para o público que se prepara para prestar o Enem ou estuda para concursos públicos. André Costa é cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará e como agente de trânsito em Fortaleza. André Costa é também coach para concursos e professor de Direito Penal.

A palestra faz parte das exposições que ocorrem nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, em alusão ao aniversário de 20 anos da pasta. As festividades contemplam também as datas comemorativas da Polícia Civil (209 anos), da Polícia Militar (182 anos) e da Academia Estadual de Segurança Pública (seis anos). Os órgãos vinculados Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) reforçam as ações da Semana, que acontece entre os dias 16 e 24 de maio. Durante o período de programações, viaturas e equipamentos utilizados pelos profissionais do Sistema de Segurança serão expostos nos dois centros comerciais e estão acessíveis ao público.

A exposição é uma forma de aproximar as pessoas ao trabalho diário dos agentes que fazem a Segurança Pública do Estado. Aberta ao público desde a última terça-feira (16), nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, a mostra contempla apresentação do histórico das vinculadas e dos equipamentos.

Os cearenses poderão conhecer tipos de viaturas usadas pelas Polícias Civil e Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pela Pefoce, suas principais características e em quais tipos de ocorrência são utilizadas, além de conhecerem também motocicletas de patrulha. Mas as atrações não param por aí. A Turminha do Ronda e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da PM também marcam presença nas apresentações, bem como grupos dos batalhões especializados, como o de Polícia de Choque (BPChoque) com a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Portas abertas

A grande atração será a presença dos veículos maiores que são utilizados pelo sistema de Segurança Pública do Estado. Entre eles, um dos helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, que dão apoio aéreo às operações policiais em todo o Estado, além de realizar salvamentos e resgates. Também estarão expostos veículos das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Os veículos maiores estarão expostos no sábado (dia 20) no estacionamento de shopping RioMar Fortaleza, no Papicu, das 9h30min às 17h30min. Já no domingo (21), os veículos ficarão expostos do meio-dia às 17h30min, no estacionamento do shopping RioMar Kennedy.

Programação #SSPDS20anos

A programação teve início, nessa terça-feira (16), com a cerimônia de hasteamento simultâneo das bandeiras oficiais do Brasil e do Ceará, na sede da SSPDS, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Superintendência da Polícia Civil, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Entre os dias 16 e 23, exceto nos finais de semana, haverá apresentação das bandas de música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em seis terminais de ônibus da cidade. As exibições acontecem a partir das 17 horas.

Para os servidores amantes do esporte, está sendo realizado um torneio entre times de futebol com integrantes da segurança pública. A Areninha do Campo do América da Prefeitura de Fortaleza será palco da disputa entre as equipes. A abertura do torneio aconteceu hoje (17), às 18 horas. A grande final será realizada, no sábado (20), a partir das 8 horas.

Passeio Ciclístico

Para quem curte andar de bicicleta, a programação da Semana da Segurança Pública vai contar também com um passeio ciclístico, aberto ao público, com um percurso de 10 quilômetros. O passeio vai partir da sede da SSPDS, na Bezerra de Menezes, e inclui passagens pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (Centro), Superintendência da Polícia Civil (Centro), Pefoce (Moura Brasil), Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (Moura Brasil), Quartel Central dos Bombeiros e encerrando na SSPDS. A concentração está marcada para as 7 horas, do dia 21 de maio (domingo), com largada às 8 horas.

Os interessados em participar precisam preencher o formulário de participação AQUI. Durante o preenchimento do formulário, será solicitado ao participante que escolha o local da entrega de uma lata ou dois pacotes de leite em pó, que serão doados para uma instituição de caridade. A entrega das doações será feita nos dias 19 e 20, respectivamente, sexta-feira (de 9 às 16 horas) e sábado (de 9 às 15 horas). O participante que não tiver bicicleta própria poderá alugar o equipamento no dia.

Concurso de redação e fotografia

Ainda dentro da programação, a pasta promove dois concursos culturais – de redação e de fotografia – que objetivam aproximar servidores e alunos dos colégios da PM e dos Bombeiros das comemorações de aniversário. As competições, que são destinadas aos alunos do colégio do Corpo de Bombeiros, dos dois colégios da Polícia Militar e às pessoas que trabalham na SSPDS e em suas vinculadas, pretendem mostrar as ideias dos alunos sobre como eles podem contribuir para a segurança pública cearense e o olhar dos profissionais em relação ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado.

O concurso de redação tem como tema “Como contribuir para um Ceará mais pacífico?” e o de fotografia usa a hashtag #ASegurançaSomosNós. Os temas não foram escolhidos por acaso. As competições foram pensadas como parte das comemorações do aniversário da SSPDS, para premiar os participantes que são pessoas que ajudam a fazer da pasta um órgão prestador de serviço a todos os moradores e visitantes do Ceará, além de fomentar nos estudantes o interesse em contribuir para uma sociedade de paz. Os concursos de Redação e Fotografia estão inseridos na programação da Semana da Segurança. A entrega das premiações acontece durante solenidade, em alusão aos 20 anos da SSPDS, a ser realizada no dia 19 de maio.

Fonte: SSPDS