Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, e o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila, visitaram, nesta sexta-feira (24), as instalações do núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Fortaleza. Eles foram recebidos pelo perito geral da instituição, Maximiano Chaves, e pelos  coordenadores de Medicina Legal, Renato Evando Moreira Filho; de Perícia Criminal, Rômulo Costa do Nascimento; e de Análise Laboratorial Forense, Francisco Moraes de Sousa Júnior; e suas equipes.

Considerado um dos equipamentos mais modernos na América Latina e um dos melhores em estrutura física do Brasil, os secretários conheceram de perto os procedimentos utilizados pela equipe de análises laboratoriais para a produção de laudos forenses. O setor de Análise Laboratorial Forense é composto por quatro laboratórios equipados: Química Forense, Biologia e Bioquímica Forense, Toxicologia Forense e Perícia em DNA Forense. Nesses espaços, são produzidas as análises de armas e projéteis apreendidos em locais de crime, exames de verificação de consumo de drogas, entre outros.

Os secretários percorreram também os setores da Coordenadoria de Medicina-Legal, onde conheceram o Núcleo de Atendimento Especial a Mulher, Criança e Adolescente, finalista do Selo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de Práticas Inovadoras 2017. Em conversa com os servidores, o secretário André Costa ouviu as demandas sobre as melhorias necessárias no intuito de aprimorar os serviços prestados pelo órgão.

“A Pefoce agrega uma grande estrutura física, com profissionais capacitados e tecnologia única no Brasil, com máquinas, softwares e dispositivos de última geração. Essa visita reforça nosso objetivo de integrar as ferramentas que a Pefoce dispõe para complementar ainda mais os trabalhos policiais na resolução de crimes”, destaca o secretário André Costa.

Pefoce

Com a função de coordenar as diversas atividades desenvolvidas pelas perícias criminais do Estado, a Pefoce é um órgão técnico-científico, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). O órgão executa ações nas áreas de medicina legal, análise laboratorial, criminalística, identificação humana e perícias biométricas, além do campo da cibernética e outras campos de atuação criminal.

Além da Capital, há outros seis núcleos de perícia no Interior do Estado, nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Canindé, Iguatu, Tauá. Há previsão de instalação de mais um núcleo, desta vez, em Russas, para atender os municípios do Vale do Jaguaribe.

Fonte: SSPDS