O último bimestre do ano abre boas oportunidades de trabalho no comércio na Grande Fortaleza e nos grandes centros urbanos do Interior do Ceará em função das vendas de natal e réveillon. O Secretário de Trabalho do Estado, Renan Ridley, disse, nesta quarta-feira (23), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que serão gerados, nos meses de novembro e dezembro de 2024, pelo menos, 3.400 empregos temporários.
Ridley destaca, ainda, que, entre 20% e 25% da mão-de-obra temporária, consegue permanecer no emprego. O Secretário do Trabalho afirma que o bom movimento no comércio se reflete, também, em contratações nos demais setores da economia, como serviço e indústria.
PROJEÇÃO E DADOS DO CAGED
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que 60% dos vínculos gerados pelo comércio ocorreram entre os meses de setembro e dezembro, sendo novembro o mês com mais contratações.
Um exemplo: em 2022, o período concentrou mais de 40% de novos empregos formais no comércio, enquanto, em 2023, esse percentual chegou a 24%. O histórico sobre contratações de mão-de-obra pelo comércio no último bimestre de 2022 e 2023 deixa boas expectativas para a reta final do ano de 2024.
JORNAL ALERTA GERAL
Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio.