O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, apresentou, nesta segunda-feira (21), em Nova York, durante reunião na Organização das Nações Unidas (ONU), as oportunidades de investimentos no Ceará, especialmente, na área de geração de energias renováveis e hidrogênio verde. Salmito foi designado pelo governador Elmano de Freitas para representar o Estado no evento com investidores internacionais.
A agenda do encontro incluiu a transmissão de um vídeo institucional que destacou as inúmeras vantagens econômicas do estado do Ceará, com abordagem sobre a geração de energias renováveis – solar e eólica, e a produção de hidrogênio verde.
O vídeo também ressaltou a vantagem competitiva na logística proporcionada pelo complexo industrial e portuário do Pecém, que conta com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Foram mencionadas, ainda, as oportunidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), área beneficiada pela chegada de 17 cabos submarinos que garantem a melhor latência nas Américas e pela presença de um cinturão digital que proporciona uma das melhores conectividades do Brasil.
Representantes de fundos de investimentos e de empresas que atuam globalmente no mercado de energia acompanharam a palestra de Salmito Filho. A comitiva do Ceará foi composta, ainda, pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Ceará (ZPE), Fábio Feijó; pelo consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço; e pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses, José Wally Mendonça Menezes.
Durante o evento, foi anunciado com destaque na ONU o “World Summit on Energy Transition”, que acontecerá no Ceará nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, no Centro de Eventos. O anúncio consolida o Ceará como um importante polo mundial de eventos relacionados à transição energética.
(*) Com informações da SDE