Foto: Luciano Melo

Na recente composição do secretariado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), seis vereadores eleitos foram convidados a assumir pastas estratégicas na administração municipal. A escolha demonstra a confiança do prefeito nos parlamentares e evidencia uma estratégia de fortalecimento da gestão ao incorporar experiências legislativas alinhadas às principais demandas da população.

Confira o perfil dos vereadores que assumiram as secretarias:

1. Júlio Brizzi (PT) – Secretário da Juventude

Com sua atuação voltada para políticas públicas juvenis, Brizzi traz para a secretaria uma perspectiva renovada, focada em programas de inclusão social, educação e oportunidades de emprego para os jovens fortalezenses. Já atuou como secretário da Juventude entre 2015 e 2020, e implementou projetos como o Bolsa Jovem, Bolsa Esporte e Voa Juventude.

Na reunião com o secretariado, Júlio Brizzi destacou que já iniciou visitas aos equipamentos voltados para a juventude, como os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), para avaliar suas condições e necessidades. “Estamos com a orientação de visitar os espaços, entender a situação de cada um e realizar diagnósticos. Então, já começamos com tudo”, afirmou Brizzi.

2. Apollo Vicz (PSD) – Secretário da Proteção Animal

Reconhecido por sua defesa dos direitos dos animais, Vicz deverá implementar políticas de bem-estar animal, campanhas de adoção e programas de controle populacional, promovendo uma convivência harmoniosa entre a comunidade e os animais.

Apollo celebrou a sua indicação, destacando a importância de uma gestão próxima às causas animais. “Este é um novo momento para Fortaleza. Pela primeira vez, um protetor assume esse espaço, alguém que cresceu em meio à realidade dos abrigos, vivenciando de perto as dificuldades, os problemas e a omissão do poder público. Como secretário, minha missão será olhar e cuidar especialmente dos animais em situação de rua, acolhidos em abrigos ou deixados em pontos de abandono”, concluiu.

3. Lucimar Vieira Martins, conhecida como Bá (PSB) – Secretária da Regional 8

Com forte ligação comunitária, Bá assume a Regional 8, que abrange bairros como Serrinha e Itaperi. Sua experiência promete aproximar a gestão das necessidades locais, melhorando serviços públicos e infraestrutura na região. Como evidenciou em sua fala na primeira reunião com o prefeito. “Estou me sentindo muito bem como secretária, pois tenho certeza de que farei um bom trabalho nos bairros que pertencem a essa regional”, afirmou.

4. Márcio Martins (União Brasil) – Secretário da Regional 10

Apesar de ser oposição, Márcio foi convidado para a Regional 10, indicando uma gestão inclusiva. Sua atuação poderá trazer uma visão crítica construtiva, focada em segurança pública e desenvolvimento urbano.

Ao assumir seu novo cargo, agradeceu ao prefeito Leitão pela confiança e pelo convite. “Primeiro, quero agradecer a oportunidade e o convite do prefeito. Ele cumpriu a promessa de campanha de unir a cidade e, ao me chamar, alguém que pensa de maneira diferente e é de um campo político oposto, está, de fato, concretizando e colocando em prática essa união que Fortaleza tanto precisa”, afirmou.

5. Eudes Bringel (PSD) – Chefe de Gabinete

Com vasta experiência em articulação política, Eudes Bringel assume a Chefia de Gabinete com a missão de coordenar as ações estratégicas da gestão, promovendo integração entre as secretarias e eficiência na execução dos projetos municipais.

Ao comentar sobre sua nomeação na administração do prefeito Evandro Leitão, Bringel expressou sua satisfação e compromisso com o trabalho. “É importante e gratificante poder continuar esse trabalho junto ao prefeito Evandro Leitão”, afirmou.

6. Wellington Sabóia (Podemos) – Presidente do Procon Fortaleza

Defensor dos direitos do consumidor, Wellington Sabóia reaassume o Procon com o compromisso de fortalecer a fiscalização, ampliar os canais de atendimento e promover ações educativas para garantir os direitos da população fortalezense.

Wellington destacou a importância da entrega de resultados concretos à população. “As coisas começam a se engrenar e o trabalho de gestão tem que dar resultado, pois é isso que a população espera”, afirmou.

Fonte: CMFor