A Secretaria da Educação (Seduc) organizou uma série de materiais com orientações para contribuir com o planejamento do ano letivo pelas escolas da rede pública estadual. Os conteúdos são destinados a gestores, professores e estudantes, e foram estruturados em seis volumes, que estão disponíveis para download no site da Seduc. Os secretários executivos do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, e da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, fizeram o lançamento da coletânea nesta quarta-feira (31), em três escolas da capital. No interior, cada uma das 20 Regionais também fará a apresentação do projeto.
As publicações abordam questões como a chegada ao Ensino Médio; a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a concepção de uma escola acolhedora; a atuação dos grêmios estudantis; além do catálogo de olimpíadas escolares.
Os secretários executivos visitaram as Escolas Maria José Santos Ferreira Gomes, no bairro Quintino Cunha; Poeta Patativa do Assaré, no bairro Granja Lisboa; e Professor Otávio Terceiro de Farias, no bairro José Walter.
Helder Nogueira explica que o material destaca a importância do ciclo do Ensino Médio na educação básica. “Nossa estratégia visa fazer com que os jovens permaneçam na escola e tenham acesso a uma formação de qualidade, com equidade. Esse cuidado ocorre desde o momento da entrada, por meio da ação ‘Cheguei Ensino Médio’, até a porta de saída, com a iniciativa ‘Sou + Terceirão’. Também trazemos um catálogo que orienta e motiva a participação em olimpíadas de conhecimento, além do documento dos grêmios, composto de propostas trazidas por estudantes no Fórum Estadual dos Grêmios em 2023, e que nortearão o planejamento das escolas em 2024”, classifica.
Jucineide Fernandes ressalta que as estratégias sugeridas pela Seduc buscam fortalecer as ações desenvolvidas pelas unidades de ensino, em todo o estado. “Apresentamos aqui o nosso planejamento para o ano letivo, com o objetivo de subsidiar o trabalho em cada escola. Também aproveitamos a ocasião para apresentar o tema condutor da nossa prática pedagógica durante o ano letivo de 2024, que é ‘Equidade de gênero e proteção das mulheres’”, aponta.
Início da jornada
“Minhas expectativas para o Ensino Médio são bem altas. Tenho objetivos na vida, quero fazer o Enem e cursar uma faculdade. O que busco, ao longo desse período, é adquirir o máximo de conhecimento”, ressalta a estudante Glória Maria Ximenes, aluna da 1ª série na Escola de Ensino Médio (EEM) Otávio Terceiro de Farias.
Messias Braga, diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Poeta Patativa do Assaré, lembra que a preparação para a chegada dos alunos começa duas semanas antes do início do ano letivo, com a organização dos espaços da escola. Na sequência, a jornada pedagógica abre espaço para um processo de escuta dos professores, tendo em vista o acolhimento dos jovens, de forma especial.
“Sempre procuramos usufruir dos materiais que chegam da Seduc. Temos a divisão dos coordenadores por série, então, como recebemos materiais focados em cada etapa, faremos esse uso pensando em fornecer as melhores oportunidades para nossos estudantes”, diz Messias.