Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os criadores cearenses tem até esta quarta-feira, dia 02 de dezembro, para vacinar o rebanho contra Febre Aftosa. Esta segunda etapa da Campanha é obrigatória para todos os animais com até 24 meses de idade. Nps primeiros 15 dias de campanha, mais de 168 mil doses da vacina foram aplicadas.

A meta é vacinar cerca de 950 mil bovinos e bubalinos, que corresponde a cerca de 40% do rebanho cearense. Além do prazo da vacina, os criadores devem ficar atentos também a declaração dos animais vacinados. Com o objetivo de evitar aglomerações nos escritórios e com isso resguardar a saúde dos criadores é recomendado que a declaração seja realizada de forma virtual no Portal do Produtor.

Sobre a Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, altamente contagiosa que atinge os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Basta apenas um foco desta doença (uma propriedade atingida) para haver restrição ao mercado tanto internacional como nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa. E a vacinação é a forma mais eficiente, prática e barata de prevenção.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp