Neste sábado (20), o Jornal Alerta Geral Especial Caminhos da Aposentadoria esclareceu mais uma lista de dúvidas de ouvintes e internautas que ainda tem dificuldade em entender e saber como proceder em questões relacionadas à Previdência Social.
Entre as dúvidas, a de uma ouvinte que pergunta se, com três fontes de contribuição para o INSS, terá direito a três aposentadorias. A ouvinte, que se identificou com o nome Maria Souza, é servidora pública estadual (Executivo e Legislativo) e recolhe, também, como autônoma.
A orientação completa para quem está nessa mesma situação e, atualmente, contribui para, no futuro, receber maior benefício previdenciário, abre a edição do Jornal Alerta Geral com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar. Outras 48 perguntas enviadas ao longo da semana ganham, também, importantes esclarecimentos.
Outras questões
Entre outras dúvidas esclarecidas pelo Professor e Especialista do Direito Previdenciário, Paulo Bacelar, estava a da Regina, de Cascavel que disse estar com o adastro único desatualizado . O Professor explica que os dados devem estar atualizados e serem reatualizados a cada dois anos para poderem receber os benefícios do Governo Federal. Vale ressaltar que os beneficiários do Auxílio Brasil que tenham apenas esse recurso como renda, podem contribuir como “dona de casa” (5% do salário mínimo) para a Precedência Social.
O Antônio, de Redenção, disse estar com um processo de análise após perícia e um pedido do próprio perito para que o auxílio doença se transformasse em aposentadoria por invalidez. O ouvinte questiona a possibilidade de ter o pedido negado. Segundo Paulo Bacelar, há sim o risco de negativa por parte do INSS. Bacelar explica que a análise passa por duas perícias, na qual a segunda é feita por um perito supervisor que é onde o pedido pode ser negado.
Os vigilantes que podem conquistar a aposentadoria mais cedo ganham, também, atenção especial neste sábado a partir da resposta à pergunta feita pelo ouvinte Luiz Martins, da cidade de Sobral. Ele quer saber se, com 56 anos de idade e 27 anos de contribuição, já pode pedir a aposentadoria. Outra dúvida é do Edimar Elias, que mora na cidade do Crato, e pergunta se o pai, com 60 anos de idade e 18 anos de recolhimento para o INSS, já pode pedir a aposentadoria.
O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria recebeu, ainda, uma mensagem do Cleber, de Massapê, que quer saber sobre a concessão de benefício para quem tem vitiligo. Ele diz que não tem condições de trabalhar e muitas empresas não o aceitam. a explicação do professor Paulo Bacelar é importante porque deixa orientação para quem enfrenta problemas de saúde e quer receber auxílios do INSS.
LINHA DIRETA whatsApp (85) 99273.4353
As perguntas e mensagens sobre benefícios da previdência social podem ser feitas pela linha direta do Jornal Alerta Geral que é o whatsApp (85) 99273.4353. O Jornal Alerta Geral especial Caminhos da Aposentadoria começa às 7 horas, tem geração pela Rádio FM 104.3 – Expresso Fortaleza, tem transmissão, aos sábados, por outras 32 emissoras de rádio do Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
REDES SOCIAIS
Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora
Twitter: Ceará Agora