Muitos segurados do INSS, que perdem o emprego ou deixam de contribuir para a previdência social, devem ficar atentos para o período que estão ‘descobertos’, ou seja, sem vínculo que os proteja com benefícios ou some esse tempo para, no futuro, pedir a aposentadoria.


O tempo que os segurados ficam sem pagar a previdência social é chamado de período de graça. Ou seja, mesmo que não haja recolhimento para o INSS, o contribuinte fica na condição de segurado e tem as mesmas coberturas garantidas a quem está, mensalmente, pagando. O período de graça é de 3 a 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, conforme o artigo 15, §1º e§ 2º da Lei 8213/91).

MAIS INFORMAÇÕES


O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria tem muitas informações e esclarecimentos para os ouvintes e internautas que querem saber mais em relação ao tempo que podem usufruir do período de graça no INSS. O professor Thiago Albuquerque, especialista em direito previdenciário, apresenta esclarecimentos sobre o tema.

As dúvidas e pedidos de informações sobre o tempo de contribuição e a idade para aposentadoria são recorrentes e continuam como uma dos principais assuntos que chegam nas mensagens dos nossos ouvintes e internautas. As mensagens são enviadas pelo Whatsapp 085.9.9161.7280.


Uma das perguntas é da ouvinte Socorro Machado, de Cascavel, que, em 2020, completou 30 anos de contribuição e, em 2021, chega aos 55 anos de idade. A orientação a ser apresentada, neste sábado, no Alerta Geral, é bem útil para a Socorro e para milhares de segurados da previdência social que enquadra nesse perfil de contribuinte.


Outra mensagem é do Alex, de Guaraciaba do Norte, que contribui há 17 anos sobre o valor de um salário mínimo e, hoje, aos 46 anos de idade, quer saber se pode aumentar a mensalidade para garantir uma aposentadoria com um benefício maior. O Jornal Alerta Geral, edição deste sábado, tem respostas a 70 perguntas e dúvidas apresentadas pelos ouvintes e internautas, mas os esclarecimentos são importantes para milhares de pessoas.

ACOMPANHE O PROGRAMA DESTE SÁBADO (17):


GERAÇÃO E TRANSMISSÃO


Quem quer acompanhar o Jornal Alerta Geral pelo Rádio tem, na Região Metropolitana de Fortaleza, dois canais – FM 104.3 e FM 107.5 e, no Interior, são, pelo menos, 34 emissoras de rádio. O Alerta Geral está, ainda, nas redes sociais do cearaagora.

ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora

Confira o recado do jornalista Luzenor de Oliveira e o Professor Thiago Albuquerque: