Indicado pelo PSDB para compor, como vice, a chapa da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, o senador Tasso Jereissati desembarca em Fortaleza e, nesta sexta-feira, se reúne com lideranças tucanas para avaliar o cenário pré-eleitoral no Ceará. O tucano avalia, também, com os familiares, o convite para participar da corrida presidencial. Tasso foi um dos defensores da aliança com o MDB como estratégia para salvar o PSDB que, nos últimos cinco anos, vem definhando no quadro nacional.
A aliança em apoio a Simone Tebet deixou, porém, descontentamentos e alguns tucanos, como o deputado federal Aécio Neves (MG), mantém a defesa do lançamento de uma candidatura própria à Presidência da República. Aécio disse que tem “o maior respeito” por Simone Tebet, mas que o PSDB deveria insistir em uma candidatura própria. É a primeira vez, desde a fundação do partido em 1989, que o PSDB deixa de apresentar um candidato próprio à Presidência da República.
Confira na íntegra a participação do correspondente Carlos Alberto
QUADRO LOCAL
Mesmo envolvido nas articulações nacionais, o senador Tasso Jereissati volta os olhares para as eleições no Ceará e, nesta sexta-feira, conversa com o ex-senador Luiz Pontes para avaliar o quadro local e a formação das chapas à Câmara e a Assembleia Legislativa. A pauta sobe as eleições no Estado é uma das principais pautas das conversas de Tasso com o novo presidente regional do PSDB, Chiquinho Feitosa. Chiquinho assumiu o comando da sigla após o ex-senador Luiz Pontes cumprir dois mandatos à frente da Executiva no Ceará.
Confira na íntegra a participação do correspondente Sátiro Sales
Os tucanos ainda não definiram quais rumos o partido adotará nas eleições de 2 de outubro. A opção de uma candidatura própria ao Governo do Estado com o ex-secretário de Saúde, Dr. Cabeto, não está descartada, embora os avanços nessas articulações sejam mais intensos para uma aliança com o PDT. Em 2020, o PSDB decidiu apoiar a candidatura de José Sarto à Prefeitura de Fortaleza. A aliança tende a ser ampliada na disputa pelo Governo do Estado, embora os tucanos mantenham diálogo com o pré-candidato do União Brasil, deputado federal Capitão Wagner.