Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

No Dia D de vacinação contra o sarampo, um total de 1.629 doses da imunização que protege da doença foram aplicadas em Caucaia.  A vacinação que ocorreu no último sábado (15), imunizou 679 indivíduos que fazem parte do público-alvo desta campanha nacional.

Conforme o Ministério da Saúde, devem ser vacinados jovens e crianças com idade entre cinco anos e 19 anos que: nunca tomaram dose da vacina, têm apenas uma dose registrada, perderam o cartão de vacinação e/ou não lembram se estão com esquema vacinal completo.

A mobilização segue até 11 de março. Mais de 200 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram da força-tarefa, realizada em todas as 45 salas de imunização de Caucaia. Quem não tem como comprovar que já tomou a dose porque perdeu o cartão de vacinação, por exemplo, é considerado uma pessoa não vacinada e, consequentemente, que precisa de proteção.

A vacina é a única maneira de prevenir o sarampo, cuja transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes quando esses indivíduos espirram, tossem, falam ou respiram próximo de quem não está imune ao vírus.

Em 2019, Caucaia aplicou 11.214 doses da vacina contra o sarampo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará não tem casos da doença atualmente. Em Caucaia, a última ocorrência data de 2015.

*(Com informações da Prefeitura de Caucaia)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp