O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não conseguiu mostrar, em 2023, ações concretas para reduzir o número de pessoas que esperam respostas aos pedidos de benefícios, mas, para acalmar os aposentados e pensionistas, lançará, na próxima segunda-feira (22), às 15 horas, em Brasília, um cartão digital com vantagens em compras e serviços. O cartão chega em um cenário com mais de 1 milhão e 300 mil pessoas a espera de uma resposta aos pedidos de benefícios.

Denominado de Meu INSS+, o cartão digital, que será uma espécie de identidade para comprovar quem é aposentado ou pensionista, abrirá caminhos para acesso a um clube de vantagens, proporcionando aos segurados da previdência social descontos em estabelecimentos do comércio e de serviços, como cinemas, shows, academias, lojas, cupons agências de viagens e telemedicina.

+TIRE SUAS DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS NO WHATSAPP (85) 99273.4353 

Os segurados e beneficiários do INSS tem uma linha direta, por meio do WhatsApp (85) 99273.4353, para tirar dúvidas e pedir esclarecimentos sobre auxílios, aposentadorias, salário maternidade, pensão e BPC. A linha direta está no Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ que, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, tem a participação do professor e advogado da área previdenciária Paulo Bacelar.

O Jornal Alerta Geral tem a maior rede de comunicação e educação previdenciária pelo rádio e pela internet em todo o Brasil. O ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ é gerado a partir da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e tem transmissão, aos sábados, por 35 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.

CARTÃO DIGITAL, COM PARCERIA

O cartão ‘Meu INSS+’ é uma parceria do INSS e Ministério da Previdência Social com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. De acordo com as regras, para os segurados do INSS, no BB, mesmo para quem não é correntista da instituição, poderá usufruir dos benefícios. Já na CEF, o Meu INSS+ se limitará apenas aos usuários que recebem seus vencimentos pelo banco.

Segundo o Ministro da Previdência Social, o cartão virtual representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. “Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+”, disse o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg.

Segundo o INSS, o cartão vai evitar que mais de 400 mil pessoas continuem acessando o site Meu INSS para emitir uma certidão de benefício que comprova que o cidadão recebe um pagamento previdenciário mensal. Com o cartão virtual, essa burocracia, assim como o papel impresso, será eliminada.

+ACOMPANHE O PROGRAMA DESTE SÁBADO: