Homens e mulheres enfrentam, com o passar dos anos, um verdadeiro tormento ao baterem à porta do INSS e descobrirem que não tem direito a aposentadoria porque, ao longo da vida, não contribuíram para a previdência social. As regras são bem claras: a aposentadoria urbana é garantida com 15 anos de contribuição, sendo, para a mulher, aos 61 anos de idade e, para o homem, 65 anos. Na área rural, a mulher se aposenta aos 55 anos, e o homem, aos 60 anos.

As dúvidas sobre as condições de idade e o tempo de contribuição para o sonho da aposentadoria fazem parte do cotidiano da população. A cada dia surge a frustração para quem deixou de lado a contribuição ao INSS e, ao lembrar que precisa se aposentar, recebe a resposta negativa de que, sem a condição de segurado, segurada, não existe aposentadoria.

ESCLARECIMENTO NO JORNAL ALERTA GERAL

Muitas histórias de pessoas que se encontram nessa situação passam pelo Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria que, aos sábados, responde a dúvidas e esclarece aos ouvintes e internautas as normas que podem leva-los, com segurança, à aposentadoria ou à conquista de um benefício.

A edição deste sábado do Jornal Alerta Geral, pelo rádio e pela Internet, responde aos pedidos de informações sobre aposentadoria rural, aposentadoria urbana, auxílios, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e salário maternidade. Tem, também, esclarecimento sobre regras de transição para quem já tem um bom tempo de contribuição, mas ainda alcançou a idade mínima para se aposentar.

+VEJA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

LINHA DIRETA PELO WHATSAPP  (85).99273.4353

Uma das dúvidas é do Tiago, de Santa Quitéria, que pergunta se a mãe, aos 62 anos de idade, que nunca teve carteira assinada e sofre com problemas de saúde, tem direito a aposentadoria.

A resposta ao Tiago, com esclarecimentos sobre as regras para os homens e mulheres pedirem a aposentadoria, está, neste sábado, no Jornal Alerta Geral, que tem o comando do jornalista Luzenor de Oliveira e a participar do professor e especialista em Direito Previdenciário Paulo Bacelar.

Outra mensagem é do professor Adocildo Fernandes, de Quixeré, que, aos 53 anos de idade e 31 anos de contribuição, quer saber se, com essas condições, pode pedir a aposentadoria. A dúvida sobre a contagem do tempo para a sonhada aposentadoria é apresentada, também, pelo comerciário Raimundo, que mora em Pacatuba, tem 59 anos de idade e 31 anos de contribuição.

As dúvidas do professor e do comerciário ganham esclarecimentos porque, em ambos os casos, entram as regras de transição estabelecidas pela reforma previdenciária de 2019.

COMO ACOMPANHAR O ‘’JORNAL ALERTA GERAL’’

O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelo satélite da Rede Somzoom Sat, chega ao Interior do Ceará por 30 emissoras de rádio e invade o Brasil e o Mundo pela Internet, com acesso pelas redes sociais do @cearaagora. Produzido pelo Sistema Ceará Agora de Comunicação, o Jornal Alerta Geral Especial é a maior rede brasileira de informação e esclarecimento, pelo rádio e pela internet, sobre os beneficiários da previdência social.

REDES SOCIAIS

Instagram: Ceará Agora
Facebook: Ceará Agora
Youtube: Ceará Agora 
Twitter: Ceará Agora