A Governadora Izolda Cela e o Governador eleito Elmano de Freitas devem anunciar, nesta quinta-feira, os nomes que irão compor a equipe de transição de governo. O repórter Sátiro Sales antecipa, no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, as informações de bastidores sobre a transição, sem embaraço, nem contratempos.

A afinidade política e administrativa entre Izolda e Elmano facilitará a agenda a ser cumprida pelo grupo de trabalho que precisa ser criado para diagnosticar a realidade financeira e fiscal do estado e preparar as primeiras medidas do novo ciclo que começa, a partir do dia primeiro de janeiro de 2023, no Palácio da Abolição. Atuais e futuros secretários de estado farão parte do grupo de transição.

A equipe, ao final da agenda a ser cumprida até o final da primeira quinzena de dezembro, terá um quadro real sobre o tamanho da máquina administrativa, o número de servidores, o volume de gastos com pessoal, os convênios assinados e a serem assinados, as obras que merecem prioridade e os projetos que começam a ser executados e não podem sofrer solução de continuidade.

Além da tranqüila transição, o novo governador Elmano de Freitas terá, como um dos principais guardas chuvas da administração, o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Como um dos principais interlocutores nas ações entre o Governo Lula e o Governo Elmano, estará o senador Camilo Santana.