O Ministério da Saúde começa a semana com mais 5 milhões e 100 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech disponibilizadas para os Estados dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O lote com o imunizante chegou, nesse domingo, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).


De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a maior remessa já entregue pela farmacêutica em um dia desde o começo da campanha de vacinação. O Governador Camilo Santana aguarda os dados oficiais do Ministério da Saúde para comunicar, nesta segunda-feira, a quantidade de doses da vacina Pfizer que serão enviadas ao estado do Ceará.


Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas vão acelerar a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta. Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%.


Desde o início da campanha de vacinação, das 259,4 milhões de doses distribuídas aos estados e Distrito Federal, 59 milhões são da farmacêutica Pfizer/BioNTech. Para que as vacinas cheguem aos postos de imunização, as doses passam por um rápido e rigoroso controle de qualidade.


No total, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e ao DF mais de 259 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 136 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes, isto é, cerca de 85% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

(*) Com informações da Agência Brasil