A semana tem uma agenda política agitada com a posse dos novos deputados federais, deputados estaduais e senadores. Um novo ciclo político começa com as mudanças na composição das Casas Legislativas.


O repórter Sátiro Sales conta, no Jornal Alerta Geral, a movimentação para o começo da legislatura 2023-2027. O Jornal Alerta Geral, que é gerado a partir dos estúdios da FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem transmissão para outras 20 emissoras de rádio no Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

RENOVAÇÃO E FORÇA FEMININA


As Assembleias, a Câmara e o Senado terão, no próximo dia primeiro, quarta-feira, a posse dos novos parlamentares. Na Assembleia Legislativa do Ceará, são 37 deputados e 9 deputadas estaduais. Será a legislatura com mais mulheres na história de 188 anos do Legislativo Estadual. As cearenses estarão, também, presentes na Câmara e no Senado.


A nova representação do Ceará na Câmara terá 19 deputados e três deputadas federais. Duas – Fernanda Pessoa e Dayane do Capitão, exercerão o terceiro mandato, enquanto Luizianne volta à Câmara com o terceiro mandato consecutivo. O Senado terá, também, voz feminina. Com a permanência do senador Camilo Santana no Ministério da Educação, a suplente Augusta Brito ocupará a vaga no Senado.


Camilo, que desde o dia primeiro de janeiro comanda o Ministério da Educação, assume o mandato, participação da eleição para presidência da Mesa Diretora do Senado e, em seguida, volta para a Esplanada dos Ministérios. É uma semana que muda a agenda política do País, aquece os bastidores e, também, o noticiário.