Agitação nos bastidores das campanhas ao Governo do Estado e ao Senado no Ceará: os institutos de pesquisas estão em campo para mais uma rodada de entrevistas para avaliar o sentimento dos eleitores sobre os nomes apresentados para governador e senador. Os números das sondagens serão divulgados na próxima quinta-feira, dia 22.
Um dos levantamentos é do IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), contratado pelo Jornal O POVO, com 1.000 entrevistas por telefone, entre os dias 18 e 20. A pesquisa, com um custo de R$ 40.000,00, foi registrada, nessa sexta-feira (16), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com protocolo 04936/2022, e apresenta uma margem de erro de 3,2 pontos para mais ou para menos e nível de confiança de 95,45%.
Confira na íntegra a participação do correspondente, Carlos Alberto
IPEC X VERDES MARES
O IPEC (Inteligência e Consultoria), antigo Ibope, também, já está nas ruas com a nova pesquisa, iniciada nessa sexta-feira (16) e com término e divulgação na quarta-feira (22).
O IPEC, contratado pela TV Verdes Mares, protocolou no TRE, sob o número 03914/2022, a nova pesquisa, que entrevista, de forma presencial, 1.200 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O custo da pesquisa, de acordo com os dados inseridos no site do Tribunal Regional Eleitoral, é de R$ 98.075,26.
As pesquisas movimentam ainda mais a agenda dos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado que, a menos de duas semanas do primeiro turno da eleição, intensifica as caminhadas, carreatas, comícios e reuniões no Interior e na Grande Fortaleza.
ÚLTIMOS NÚMEROS
A pesquisa do IPEC, divulgada, no dia 9 de setembro, apontou o Capitão Wagner (UB) com 35% das intenções de voto; Elmano de Freitas (PT), 22%, e Roberto Cláudio (PDT), 21%. Entre eleitores, 9% disseram que iriam anular o voto ou votar em branco, e outros 12% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa do IPESPE, contratada pelo Jornal O POVO e divulgada no último dia 13, mostrou o Capitão Wagner, com 36% de intenções de votos, seguido de Elmano Freitas, com, 23%, e, em terceira posição, 22%.