Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A partir desta segunda-feira (26), a Secretaria da Educação (Seduc) realizará o Seminário DoCEntes 2020, evento de caráter acadêmico que incentiva a reflexão e o diálogo entre professores da rede pública estadual acerca de temas caros à educação cearense, promovendo também a partilha de experiências. Nesta edição, serão apresentados 297 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por educadores. A ação ocorrerá de maneira virtual, dentro da agenda da Conexão Seduc, e busca valorizar a prática docente e o serviço público, neste mês de outubro. As transmissões abertas ao público irão ao ar, em tempo real, no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube. O evento é uma realização da Seduc, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o Programa Cientista Chefe, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Unibanco.

As inscrições para participação nos colóquios foram prorrogadas até as 12h desta segunda-feira e podem ser feitas por aqui.

A programação do Seminário tem início às 16h da segunda-feira (26), com a webinar “A Formação Contínua – A pesquisa como princípio da docência”, com a participação da secretária Eliana Estrela e das professoras Nukácia Araújo (Universidade Estadual do Ceará – Uece) e Adriana Campani (Universidade Vale do Acaraú – UVA). O encontro será mediado pela coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, Vagna Lima.

Na terça-feira (27), a partir das 9 horas, serão promovidos os Colóquios Temáticos sobre o tema “A pesquisa como princípio da docência”. As rodas de conversa terão sequência na quinta-feira (29), às 9h e às 14h. A participação será assegurada para os que fizeram inscrição prévia. Os 297 trabalhos desenvolvidos pelos professores serão exibidos nestas ocasiões, totalizando 33 colóquios.

Ainda na terça-feira (27), às 14h, haverá a Formação para a Diversidade, abordando novos olhares sobre o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sige). Na oportunidade, haverá a webinar “Educação Especial numa perspectiva inclusiva”.

Na sequência, às 16h, será realizada a webinar “Revista DoCEntes: estratégia de comunicação e espaço de publicização da pesquisa docente”.

No último dia do evento, sexta-feira (30), às 16h, será feito o pré-lançamento da coleção “Educação em Tempos de Pandemia”, idealizada pela Secretaria da Educação. O evento seguirá o formato de webinar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp