O Senado Federal instalou uma comissão temporária externa para acompanhar as ações de enfrentamento às manchas de óleo no litoral do Nordeste. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi eleito como presidente do colegiado, e o senador Jean Paul Prates (PT-RN) é relator.
A comissão que vai trabalhar por 180 dias, foi criada para acompanhar, avaliar, propor e aprovar soluções emergenciais para o enfrentamento das manchas de óleo e monitorar as ações do governo no caso. O colegiado deve elaborar, com os governos locais e o governo federal, soluções para a situação e para evitar desastres futuros a partir de visitas nos locais atingidos, reuniões e debates.
O principal objetivo é descobrir a composição química do óleo para definir a origem e as medidas de combate e de remediação. O colegiado vai investigar quem está participando desse processo de recuperação dos mares.
No Ceará, pelo menos 26 praias foram atingidas pelo material oleoso. Já em toda região Nordeste, são mais de 220 localidades afetadas.
(*) Com informações da Agência Senado