Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O serviço de Fonoaudiologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, completou, em 2020, 25 anos de existência. Atualmente, o HGCC conta com 17 fonoaudiólogos, que são fundamentais para a promoção à saúde e o bem-estar dos pacientes.

“O papel desempenhado é relevante em relação à alimentação do paciente, por exemplo. Dependendo da situação, ele é privado da alimentação oral. O fonoaudiólogo é primordial para o processo de transição alimentar”, explica Evangelista Maria da Conceição Messias, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia do HGCC.

A bioquímica Stéfanny Linhares (31) foi submetida a uma cirurgia bariátrica no HGCC e recebeu o suporte da equipe de Fonoaudiologia antes e depois da realização do procedimento. O acompanhamento foi fundamental para que ela conseguisse se alimentar e até respirar melhor. “É incrível como achamos que sabemos mastigar bem até passarmos pelo atendimento. Eles nos ensinam como devemos mastigar nas etapas de preparação para a cirurgia. Com mais de um ano da cirurgia, ainda continuo usando as técnicas”, conta Stéfanny.

O trabalho dos fonoaudiólogos teve início em 1995 no Centro de Neonatologia do HGCC e, posteriormente, foi expandido para contemplar toda a unidade, contribuindo para a recuperação dos pacientes nas mais diversas áreas do cuidado hospitalar. “Iniciamos nossa atuação na Neonatologia, a partir da solicitação de pareceres para bebês prematuros. Atuamos na avaliação dos bebês, bem como no suporte às mães, ajudando na amamentação”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp