Servidores do Estado que não realizaram o recadastramento e prova de vida terão seus nomes encaminhados para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e órgãos, nesta sexta-feira (8), a fim de que sejam efetivadas as suspensões de remunerações e proventos. informação foi dada pela Fundação de Previdência Social do Ceará (Cearaprev). O processo ficou aberto por 6 meses, prorrogado por mais um mês, e abrange servidores ativos, aposentados, reservistas, reformados e pensionistas.
A Cearaprev desenvolveu um aplicativo, Cearaprev On-line, para facilitar o acesso aos serviços da previdência social do Ceará. O primeiro serviço disponibilizado foi o recadastramento e prova de vida com o objetivo de facilitar a vida dos beneficiários, principalmente os idosos, evitando que pegassem fila nas agências bancárias. O aplicativo ainda auxiliou no enfrentamento à pandemia da Covid-19, pois evitou aglomerações e deslocamentos desnecessários.
Para o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, o recadastramento e a prova de vida foram um sucesso.
“Fornecemos os dados no site da Cearaprev para que todos vejam. 126.147 pessoas realizaram o recadastramento e prova de vida, ou seja, 82,5% dos servidores. O que mostra um grande sucesso da ferramenta. Apenas 11,3 % não realizaram”, destaca.
Para facilitar o acesso ao serviço, a Cearaprev realizou também atendimentos domiciliares a mais de 300 servidores que possuíam alguma comorbidade ou dificuldade de locomoção. Ainda foram atendidos mais de 800 servidores de forma presencial, mediante agendamento, na sede da instituição. Mais de 198 mil atendimentos foram realizados pela central telefônica e redes sociais.
Desbloqueio dos salários
O aplicativo continua disponível, ou seja, quem não realizou o recadastramento ou a prova de vida poderá realizá-lo. Ao fazer o procedimento os proventos serão liberados em até sete dias úteis, a contar da data da realização do processo.
(*) Com informações Governo do Estado do Ceará