A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) divulgou Boletim Epidemiologico com informações sobre o cenário de casos e a distribuição espacial da Covid 19 em Fortaleza.
Os dados, no que se referem aos casos, foram atualizados pelo IntegraSUS às 08h50 desta sexta-feira (05). A análise de mortalidade foi realizada com base na confirmação laboratorial de novos óbitos atualizada às 11h20 – também desta sexta – pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.
O boletim apontou que, com relação ao numero de casos, conforme análise de tendência da segunda fase do ciclo epidêmico, até meados de janeiro de 2021 há um crescimento linear de casos, com a curva exibindo “três picos”, interpostos por duas quedas transitórias. Fortaleza registra – desde o inicio da pandemia no Ceará – 101.644 casos confirmados do novo coronavírus e 4.390 mortes pela doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS. A incidência de casos no município é de 3.807,8 por 100 mil habitantes.
Com um total de 4.390 óbitos só na capital, o mapa de calor dos óbitos acumulados por COVID-19 mostrou a presença de grandes aglomerados em bairros das regionais I (ocupando contiguamente quase toda área) e II. Outros clusters de alta concentração são identificados em bairros das regionais III (Quintino Cunha, Autran Nunes e Pici), IV (Vila União e Serrinha) e V (Grande Bom Jardim, Planalto Airton Sena, Parque São José e José Walter). A análise sugere que o “eventomorte” consistentemente aglomerou-se nos bairros periféricos.