Após o Ministério da Saúde incluir os idosos acima de 80 anos na lista de pessoas que devem tomar a segunda dose de reforço (ou a quarta dose, como popularmente tem sido chamada), a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), emitiu uma nota técnica, nesta quinta-feira (24), informando que os municípios devem iniciar a aplicação do imunobiologico no público informado pela pasta federal.
“A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), seguindo as orientações da NOTA TÉCNICA Nº 20/2022-SECOVID/GAB/SECOVID, do Ministério da Saúde, recomenda aos municípios cearenses a aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 em idosos da faixa etária acima de 80 anos, obedecendo o intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço. A vacina utilizada deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca). Como recomendação inicial, uma vez que o Estado ainda não recebeu lotes dos imunizantes para a estratégia, os municípios que possuem reserva poderão iniciar a vacinação, ponderando à operacionalização dos seus estoques.
A Sesa recomenda ainda que, antes do início da estratégia, cada município identifique o quantitativo de pessoas que estão aguardando ou que estão em situação de “faltosos” para completar o esquema vacinal com D2 ou DR, evitando que se comprometa o estoque de vacinas para esta finalidade.”