A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já recebeu, em doações, 1.062 unidades do capacete Elmo para distribuir à rede pública de saúde de todo o Estado. Em contrapartida, para auxiliar profissionais de saúde no combate à Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) treinou mais de 650 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos para uso do dispositivo.

Os equipamentos, que podem reduzir em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram doados à Sesa a partir do comprometimento social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, que fabrica o aparelho em larga escala.

Com os equipamentos disponíveis, a Sesa faz a distribuição do capacete para unidades da rede pública de saúde de Fortaleza e do interior do Estado. Do total recebido, mais de 800 unidades já foram distribuídas no Ceará neste ano. A pedido de governos estaduais, 65 Elmos foram repassados em caráter solidário para hospitais do Amazonas e 40, para unidades hospitalares do Maranhão.

Capacitações

Nos últimos três meses, a ESP/CE capacitou mais de 650 profissionais de saúde para uso do dispositivo, número acima da meta de 285 servidores previstos para serem treinados no período. Requisito para que o equipamento fizesse parte das alternativas de tratamento para pacientes com insuficiência respiratória acometidos pela Covid-19, os treinamentos foram viabilizados a partir de 22 unidades do equipamento repassadas pela Sesa e outros dez itens doados pela Esmaltec diretamente à ESP/CE.

“O Elmo é resultado, desde de sua concepção, de união e solidariedade. Essas doações têm permitido a capacitação de profissionais, que saem prontos para utilizar o equipamento corretamente, da indicação ao seu manejo, e salvar vidas nas unidades de saúde”, afirma o presidente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

As capacitações ocorrem no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, espaço que permite, em ambiente simulado, o desenvolvimento de habilidades clínicas. Dividida em etapas, a formação contempla a discussão de conteúdo teórico sobre o funcionamento do Elmo, apresentado por um instrutor, a aplicação do aparelho e as habilidades que os profissionais precisam desenvolver, além da experiência prática do manejo do dispositivo. A mesma metodologia é adotada nos treinamentos itinerantes já realizados pela ESP/CE em cidades como Manaus, no Amazonas, Juazeiro do Norte e Sobral, no interior cearense.

“Participar do treinamento foi de suma importância porque o capacete Elmo é uma esperança, pode evitar agravamentos da doença, especialmente a intubação de pacientes”, destaca Denise Martins, enfermeira do Hospital Regional Norte, de Sobral.

As formações possibilitam aos treinados o desenvolvimento das competências técnica e educacional para manejo adequado do aparelho e para que se tornem multiplicadores do aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Força-tarefa

O projeto do equipamento Elmo foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fiec, Senai/Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

(*) Com informações Governo do Estado do Ceará