Pesquisa realizada pelo Ipespe mostrou que a oferta de crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil não interessa a 69% das pessoas atendidas pelo programa. De acordo com os dados,, só 18% dos beneficiários do auxílio pretendem pegar o empréstimo ou que alguém de sua casa deve fazer essa opção. Outros 13% não souberam ou não responderam à pergunta.

O empréstimo consignado para beneficiários do Auxilio é um dos carros chefes da campanha de Bolsonaro à reeleição, que é, hoje, o segundo colocado na corrida presidencial, atrás de Lula (PT). A maior desvantagem do atual presidente em relação ao petista se dá entre os eleitores de baixa renda, em que 29% declaram apoio a Bolsonaro e 51% dizem votar em Lula, também segundo o Ipespe..

Segundo o Ipespe, 63% dos beneficiários do auxílio se dizem informados sobre a liberação dessa modalidade de crédito, enquanto 37% disseram não ter tomado conhecimento sobre o assunto.

A pesquisa do Ipespe, contratada pela XP, entrevistou 2.000 eleitores entre 26 e 29 de agosto. Nesse grupo, 18% diz que recebe ou receberá pagamentos do Auxílio Brasil, ou mora com alguém que seja beneficiário do programa. A margem de erro geral do estudo é de 2,2 pontos percentuais, para um nível de confiança de 95,5%. A sondagem está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o código BR-04347/2022.