Hoje, dia 13 de dezembro, é uma data especial para os brasileiros, especialmente, os nordestinos lembrarem de um dos maiores ícones da música regional: o rei do baião, Luiz Gonzaga. Em alusão ao nascimento de Gonzagão, nesta data, é celebrado Dia Nacional do Forró. O cantor e compositor Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, no Estado de Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912.
O repórter Carlos Silva, ao participar, nesta sexta-feira, no Jornal Alerta Geral, destaca que foram mais de seis décadas de sucesso regional e nacional, com a popularização, pelas mãos e pela voz de Luiz Gonzaga, da sanfona, do triângulo e do zabumba, fazendo os brasileiros cantarem, admirarem e dançarem o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra.
Gonzagão cantou a alegria e a tristeza do nordestino, traduziu na letra, no canto e na poesia o sonho da liberdade, as conquistas e a esperança de uma vida melhor, do retorno à terra natal ou o reencontro de um grande amor. Gonzagão, com a sua poesia, continua a nos encantar até os dias atuais. Entre as canções que projetaram o pernambucano no cenário musical brasileiro estão as “Asa Branca”, de 1947, “Juazeiro”, de 1948 e, por exemplo, “Baião de Dois”, de 1950.