A maioria das pessoas associa a gravidez a enjoos, cansaço e dores pelo corpo. No entanto, existe um sintoma pouco conhecido que pode surpreender algumas gestantes: a sialorreia, ou ptialismo gravídico, caracterizada pela produção exagerada de saliva. O quadro raro aparece majoritariamente no primeiro trimestre da gestação e costuma ser acompanhado de náusea.
Embora não exista um medicamento específico e seguro para tratar a sialorreia em gestantes, algumas mudanças alimentares e até sessões de acupuntura podem ser realizadas para amenizar o quadro. Profissionais da saúde indicam não comer derivados de leite, frituras e alimentos pesados, pois pioram a salivação. Algumas medidas ajudam a controlar o quadro: tratar a náusea com antieméticos seguros, realizar acupuntura, utilizar gengibre e evitar alimentos que estimulam a salivação, como cítricos, ácidos e muito condimentados.
Apesar do desconforto, trata-se de um quadro benigno, que costuma melhorar à medida que a gestação avança, especialmente após o primeiro trimestre. A sialorreia costuma ser mais marcante no início da gravidez e frequentemente aparece associada à náusea, à êmese e à hiperêmese.
Informações – Correio Braziliense
