Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que seis em cada 10 cidades brasileiras enfrentam falta de vacinas para imunizar a população, principalmente, o público infantil. O repórter Sátiro Sales afirma que, de acordo com a CNM, a pesquisa, realizada entre os dias 2 e 11 de setembro, ouviu representante de 2.415 municípios, sendo muitas cidades no Ceará. Desse conjunto de cidades, 64,7% lidam com a escassez de imunizantes.
A Confederação Nacional de Municípios destaca, por meio de nota, a falta de insumos essenciais para garantir a cobertura vacinal plena. A entidade explica que o Ministério da Saúde é o responsável por fazer a aquisição e a distribuição de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para os Municípios, e os Estados de prover seringas e agulhas para que as prefeituras possam realizar a vacinação na população.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembrou que a vacinação foi um dos eixos do desfile de 7 de setembro deste ano.
‘’Apesar disso, o que verificamos, infelizmente, foi a falta de imunizantes essenciais há mais de 30 dias na maioria das cidades pesquisadas e ainda o risco de retorno de doenças graves, como a paralisia infantil”, alerta o líder municipalista, ao dizer que a CNM vem cobrando ao Ministério da Saúde que disponibilize os imunizantes para vacinar as crianças e suas famílias o mais rapidamente possível.
LEIA MAIS