Foto: reprodução/redes sociais

As labaredas que elevaram, no mês das festas juninas, as temperaturas na relação entre PDT e PT começaram a ficar menos ardentes com a reabertura do diálogo entre os aliados ao Palácio da Abolição. Os sinais de maturidade e serenidade, defendidos pelo ex-governador Camilo Santana e pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, estiveram presentes, nesta terça-feira, durante uma conversa entre o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e o deputado federal André Figueiredo (PDT).

As palavras de Camilo e Roberto Cláudio sobre a importância do diálogo, da maturidade e da serenidade para manutenção da aliança PDT-PT no Ceará foram ditas, em momentos distintos, no Jornal Alerta Geral. Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Alerta Geral é transmitido por mais de 20 emissoras de rádio no Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora.

O ex-prefeito Roberto Cláudio disse, nessa segunda-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o PDT estava pacificado e, ao mesmo tempo, sinalizou sobre a importância e a necessidade dos ânimos serenos entre todos os aliados. Roberto é um dos pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado e divide preferências internas no partido com a Governadora Izolda Cela.

Os conflitos de opiniões subiram ao calor das emoções e foram expostos em declarações mais ásperas entre membros do PT e do PDT. O ambiente ficou tenso, mas os bombeiros surgiram para apagar as chamas e reconstruir o caminho do diálogo com um só objetivo: enfrentar, com unidade, a candidatura do deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) ao Governo do Estado que tem como um dos principais sustentáculos o presidente Jair Bolsonaro. A conversa entre Guimarães e André Figueiredo teve, justamente, essa marca: o bom senso, com o objetivo de manter o que os petistas e pedetistas consideram como um projeto administrativo exitoso que precisa ter continuidade.

Quanto ao nome a ser lançado para unir PDT e PT e consolidar a aliança com PSD, PC do B, PP, Republicanos, PSB, PV e, possivelmente, MDB, a conversa é outra, bem mais longa e com novidades apenas ao final da primeira quinzena de julho.