O Ceará vive novos tempos na economia impulsionados com o movimento de cargas que passam pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com sede nos Municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Os bons ventos chegam com uma importante conquista: o Porto do Pecém ficou em primeiro lugar no Prêmio Via Viva 2022, que é concedido anualmente pelo Ministério da Infraestrutura aos concessionários (ferrovias, rodovias, aeroportos e portos) mais bem avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ.


O Porto do Pecém alcançou a primeira colocação na categoria Terminal de Uso Privado – TUP, que premiou os três melhores desempenhos ambientais entre os portos brasileiros. O resultado da premiação foi divulgado durante a 6ª edição do Via Viva – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, em Brasília. A premiação tem como objetivo reconhecer as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, além de fomentar a produção técnico-científica.


A conquista do Prêmio Via Viva 2022 é mais um reconhecimento para o setor de meio-ambiente do Porto do Pecém, que no último dia 10 de novembro também conquistou o 1° lugar na categoria “Maior Índice Desempenho Ambiental – Terminal de Uso Privado”, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).


O Diretor de Operações do Porto do Pecém, Waldir Sampaio, afirma que premiação representa o reconhecimento e reforça as boas práticas de gestão em andamento no complexo portuário.


(*) Com informações do Governo do Estado