Cinco anos após o início da pandemia, seis em cada 100 sobreviventes da doença ainda convivem com sintomas causados pela síndrome pós-covid, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os mais relatados, estão fadiga e dores articulares crônicas, problemas associados ao desequilíbrio do sistema imunológico. Agora, um estudo de uma universidade no Reino Unido, constatou que atividades físicas podem ajudar a reverter o quadro.
De acordo com a pesquisa divulgada, nesta terça-eira (30/9), no Congresso da Sociedade Respiratória da Europa, em Amsterdã, na Holanda, a inflamação causada pela síndrome prejudica severamente o sistema imunológico dos pacientes com a condição, estimados em 7,5 milhões ao redor do globo e 2,32 milhões no Brasil.
O estudo sugerem que pessoas com síndrome pós-covid correm um risco maior de desregulação, quando, em vez de proteger o corpo, o sistema imunológico pode se tornar hiperativo ou mal direcionado.
Informações – Correio Braziliense
