O agropecuarista Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), vem ganhando destaque nos bastidores da política cearense e já é citado por lideranças bolsonaristas como um nome promissor para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026.
Amílcar apoiou, em 2022, a candidatura de Capitão Wagner (União Brasil) ao Governo do Estado e tem ligação histórica com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hoje, como líder classista, transita bem entre os petistas.
Natural de Quixadá, Amílcar pertence a uma família com forte atuação política local: o pai, Everardo, exerceu mandatos de deputado estadual e seu irmão, Ricardo, do PSD, é o atual prefeito do município — e tem como marca o posicionamento firme contra o PT.
Apesar dos conflitos locais, Amílcar mantém um diálogo institucional respeitoso com o governador Elmano de Freitas, com quem trata de pautas ligadas ao setor agropecuário.
Com perfil técnico e trânsito entre empresários e produtores rurais, Amílcar Silveira, mesmo agindo com discrição, passou a integrar a lista de possíveis nomes da oposição no Ceará para a renovação da bancada cearense na Câmara dos Deputados.
