A partir desta segunda-feira (26), os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, começam a ser convocados pelas instituições de ensino. Segundo o Ministério da Educação, a relação dos candidatos que manifestaram interesse foi repassada para as instituições participantes do sistema e será de responsabilidade delas a realização das próximas chamadas da seleção.
Essas convocações serão feitas nas próprias páginas das instituições de ensino, conforme calendários definidos por elas e diante da disponibilidade de vagas a serem preenchidas.
Ao todo 206 mil 609 vagas foram oferecidas pelo Sisu deste ano em 5.571 cursos superiores, de 109 instituições públicas e que contemplam graduações presenciais e a distância. No caso das instituições federais, obrigatoriamente, pelo menos 50% de suas vagas foram oferecidas por meio do sistema de cotas, lei federal que reserva oportunidades aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Nas demais instituições participantes do Sisu, a oferta de vagas ou não pela Lei de Cotas ficou a critério delas. Algumas adotaram o mesmo modelo das federais, outras definiram suas próprias ações afirmativas.