Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Quem usa a internet desde os seus primórdios no Brasil, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, viu muita coisa mudar. No entanto, por viver imerso neste mundo, as transições acabam não percebidas com tanta facilidade, gerando um choque muito grande quando nos confrontamos diretamente com o passado.

Esta é a intenção do site tenyearsago.io. Como o próprio nome diz, o objetivo da página é registrar como alguns dos maiores sites da internet eram há exatos 10 anos. Ou seja: se você entrar nele nesta sexta-feira, 28 de julho de 2017, ele vai tentar mostrar como determinado site seria no dia 28 de julho de 2007.

Infelizmente, a lista é fechada e todos os sites são americanos. Seria bacana se houvesse opções de sites brasileiros, mas a lista oferecida pela página já é interessante de diversas formas. Por exemplo, ao entrar no IMDB de dez anos atrás, é possível ver quais filmes estavam sendo discutidos na época, assim como entrar na IGN de dez anos atrás exibirá discussões sobre games como “Fifa 08” e “Call of Duty 4: Modern Warfare”.

Entre os sites mais interessantes que podem ser visitados com essa máquina do tempo está a Apple. Isso porque 2007 marcou o ano de lançamento do primeiro iPhone, então é interessante ver ou relembrar como a Apple anunciava o produto naquela época. O YouTube também mostra como as coisas mudaram em 10 anos em termos de interface e conteúdo, embora os vídeos engraçados de animais sempre tenham um espaço no coração dos usuários.

O grande mérito do site é tornar mais fácil a navegação e facilitar o uso do Wayback Machine, uma ferramenta criada pela organização Internet Archive. O TenYearsAgo simplifica o acesso e direciona o usuário para exatos dez anos atrás da data atual, cortando vários passos no processo. Se quiser extrapolar os limites do site para ver como outro site era na mesma época, você pode fazer isso neste link.


https://olhardigital.com.br/noticia/site-mostra-como-era-a-internet-de-10-anos-atras/70068