Os idosos são a faixa etária que tem sido mais vulnerável à pandemia do novo coronavírus. Tanto pela idade quando por questões de saúde, esse grupo carece de mais cuidados e atenção. Diante desse cenário, a advogada Ana Zélia Cavalcante falou em sua participação no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (5) sobre os direitos dos idosos em tempos de pandemia.

A advogada destaca que a Constituição garante os direitos dos idosos e que é dever dos filhos os sustentos de seus pais quando este não tenham condições de se sustentar. Ana Zélia salienta que é dever do estado a proteção ao idoso, assim como é dever da sociedade resguardar o direito ao envelhecimento.

“Esse direito ao envelhecimento diz respeito ao princípio da dignidade humana. É muito importante que nós respeitemos o princípio do melhor interesse do idoso e também o princípio do atendimento prioritário ao idoso. Esses princípios dizem respeito a sociedade como um todo”, explica a advogada.

Os idosos também são um grupo prioritário no atendimento hospitalar, e esse direito deve ser garantido pelo estado, principalmente diante de uma pandemia, aponta Ana Zélia.

Confira na íntegra  comentário da advogada Ana Zélia Cavalcante: