Camilo volta a Brasília e tenta, na terça, salvar transposição do Rio São Francisco

Compartilhe:

As chuvas continuam caindo no Ceará, mas em um volume insuficiente para elevar o nível de açudes e barragens para dar tranqüilidade ao abastecimento no Interior e na Grande Fortaleza. Com a quadra chuvosa ainda insegura quanto à reposição do volume de água nos reservatórios monitorados pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hidricos (Cogerh) e DNOCS, o governador Camilo Santana (PT) volta a Brasília, na próxima terça-feira, para se reunir, a partir das 9 horas, com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Há mais de seis meses, o governador Camilo Santana tenta convencer o Governo Federal a retomar, com urgência, as obras do trecho da transposição do São Francisco entre os Municípios de Salgueiro (PE) e Jati (CE). O trecho, com barragens e estações elevatórios, representa apenas 10% de todo o canal que garantirá a água para o Ceará.

As obras desse trecho foram abandonadas no mês de junho de 2016 pela Construtora Mendes Júnior em meio às denúncias da Operação Lava Jato. Logo depois dessa decisão da Mendes Júnior, o deputado federal Danilo Forte (PSB) defendeu junto ao presidente Michel Temer a entrada do Batalhão de Engenharia do Exército para assumir as obras. O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, se opôs à essa proposta e defendeu a licitação com a previsão de que, em março, as obras serão retomadas.

A licitação foi aberta, o consórcio vencedor – formado por três (Passareli, PB e Construcap) foi desclassificado, segundo desclassificada, também, a segunda colocada – Empresa Marquise. O processo licitatório pode parar na Justiça, inviabilizando, assim, a retomada das obras do trecho do Canal da transposição ainda neste semestre. Camilo tentará, mais uma vez, em Brasília, convencer o Ministro Helder Barbalho de que, sem a transposição, o Ceará enfrentará colapso no abastecimento de água e, nesse caso, a responsabilidade é do Governo Federal. Da coluna política, com Luzenor de Oliveira.

Compartilhe:

Leia a Anterior

Saiba o que deve ser declarado no Imposto de Renda

Leia a Próxima

Eleição 2018: Movimentação de RC incomoda aliados de Camilo Santana