A corrida para ter a aposentadoria antes de qualquer mudança nas regras do INSS pode fazer com que os segurados tenham o pedido de benefício negado.Segundo o INSS, de 47.265 pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição analisados, 64% foram negados. Os dados referem-se a pedidos agendados a partir de abril, que integram força-tarefa do órgão.

Os principais motivos de negativa são básicos: ou falta tempo de contribuição ou há alguma falha no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNI) que impede a conclusão e a concessão do benefício.

Para não ter que pedir de novo o benefício, a dica dos especialistas é conferir se está tudo certo antes de fazer a solicitação. Tem direito aposentadoria por tempo de contribuição o homem com 35 anos de contribuição ao INSS e a mulher que chega a 30 anos de pagamentos.

O documento que deve ser conferido é o CNIS no site meu.inss.gov.br. É preciso ter cadastro e senha. Nele o segurado deve conferir se todos os empregos estão cadastrados corretamente, com data de entrada e saída, além dos valores e salários pagos.No dia marcado, além dos documentos pessoais, é preciso levar a carteira de trabalho. Se houver rasuras ou quiser incluir um período no CNIS, será preciso levar documentos complementares.